24 de fevereiro de 2015

Estude para o enem em casa!

Se você entrou no ensino médio ou já está cursando o segundo ou terceiro ano, é melhor começar a se preparar para o enem. Estou cursando o segundo ano do ensino médio e decidi começar a estudar desde já.

Todos sabem que a prova é grande, cansativa e (super) difícil. Minha meta é passar na federal aqui de Minas Gerais, e eu sei que para isso vou ter que me dedicar muito! 

Hoje separei algumas dicas que pesquisei para ajudar você a começar a estudar em casa. Vou tentar fazer várias postagens com este tema para ajudar quem assim como eu, tem o sonho de passar em uma federal de primeira.  

Guia para estudar em casa para o enem

- Primeiramente você tem que entender que a organização é a parte principal na hora de começar. Organize seu tempo. Estabeleça horários de começo e término dos estudos. 

- Crie um quadro de horários e um roteiro de estudos. Da mesma forma que na escola você tem o horário das aulas e um roteiro que o professor monta para seguir durante o ano, em casa você também tem que ter. Neste site você encontra um roteiro prontinho de 28 semanas. Separe pelo menos quatro horas de estudo por dia. 

Fiz meu quadro de horários e vou compartilhar com você. Ele poderá ser modificado.

Para fazer o download clique aqui.

- Leia bastante! Jornais, revistas, notícias na internet, livros, etc. Neste site você encontra notícias atuais que serão importantes para você que fará o enem.

- Use e abuse de apostilas e videoaulas. Em diversos sites você encontra apostilas específicas que vão ser bem úteis para você e as videoaulas serão essenciais. 

- Estude em um ambiente confortável. Nada de sentar na cama ou no chão. Use uma mesa ou escrivaninha e estude em um local iluminado e arejado. 

- Separe alguns dias para resolver provas de anos anteriores. Faça o enem de 2014, 2013, 2012, etc. Fique atento às questões que tiver dificuldade para estudar mais aquele tema. 

- Um erro que muitos cometem, é de deixar a filosofia de lado que é uma matéria que vem sempre com tudo no enem. Se dedique muito à filosofia. Sério! 

- E por último, tenha paciência! É batalhando que alcançamos nossos objetivos. Se você desistir, pode ser que lá na frente se arrependa. Está na hora de saber quais são suas prioridades. Não se esqueça que no futuro você vai se agradecer.

Até o próximo post, e estudem bastante!

ME ACOMPANHE NO: FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM • YOUTUBE • TUMBLR 

10 comentários:

  1. Adorei! Estou no terceiro ano e comecei a estudar no início de fevereiro. É uma rotina cansativa, mas no final sempre vai valer a pena. Boa sorte nos estudos e no vestibular <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que sempre pensar no futuro mesmo, não podemos desistir! Boa sorte para você também <3

      Excluir
  2. Está certissima, achar que estudar faltando 6 meses ou até um ano apenas pra passar em federal é só se a pessoa tiver uma base muito boa o que é dificil encontrar nas escolas do Brasil e pegar as coisas rápido, mesmo assim é uma em um milhao!
    E isso de se concentrar apenas nas ''materias importantes'' é errado, mesmo se alguma fosse mais facil ou nao que a outra, cada ponto que vc puder garantir é essencial no fim !
    Beiijoos e Vai com tudo !

    ResponderExcluir
  3. Ai ai..eu me lembro bem dessa época de estudar para o Enem...Saudades
    Adorei as dicas...

    Dani Ramos
    https://www.donaengenhosa.com.br
    https://www.youtube.com/c/DonaEngenhosabyDaniRamos

    ResponderExcluir
  4. Nossa nunca consegui me organizar pra estudar pra nada, parabéns, espero que ajude a galera.

    Faltou Açúcar

    ResponderExcluir

Ao comentar, não serão permitidos:
-Xingamentos, ofensas;
-Críticas "não" construtivas ;
-Palavrões ou qualquer tipo de palavra inapropriada.
O blog Eduarda Santana agradece.